Materiais Ferrosos
- Aço ao Carbono: É uma liga metálica que é formada como um resultado da combinação de Ferro e Carbono. Aço normalmente é considerado como Aço ao Carbono, quando as proporções de outros elementos não excedam determinadas porcentagens. As porcentagens máximas geralmente são de 1,65% para 0,6% de Manganês e de Cobre e Silício.
Transmissão Pinhão e Cremalheira. |
- Aço liga: É uma liga de Ferro-Carbono com outros elementos, como Magnésio, Níquel, para conferir ao aço características especiais, tais como: resistência à tração e a corrosão, elasticidade e dureza, entre outras, tornando-os melhores do que os Aços-Carbono comuns.
Roda de automóvel. |
- Ferro Fundido: Durante o derretimento do Ferro Gusa, o qual constitui a base de Ferro Fundido, sucata de Ferro e aço são muitas vezes adicionados à mistura. O produto final é composto por 95% de Ferro. O resto da composição química é essencialmente Carbono e Silício, em diferentes porcentagens. Cerca de 2% de Silício é conhecido como "Ferro Fundido Cinzento", enquanto uma menor quantidade deste forma-se o "Ferro Fundido Branco".
Materiais não-ferrosos
- Alumínio: É um metal leve, macio, resistente, maleável, dúctil, durabilidade e alta resistência à corrosão. Sua densidade é aproximadamente de um terço em relação ao aço ou Cobre.
- Cobre: É um metal dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade. Utilizado como liga em Bronze e latão.
Fio de Cobre. |
- Bronze: É uma liga metálica composta pela mistura de Cobre e Estanho. É um material maleável e dúctil.
Utilizado em mancais. |
- Magnésio: É um metal resistente e leve, aproximadamente 30% menos denso que o Alumínio. Utilizado como liga, principalmente com Alumínio e Zinco.
Bloco de motor fabricado em Alumínio com diversas ligas, como o Magnésio. |
- Chumbo: Possui resistência à corrosão, ao ataque de diveros ácidos e bloqueia a radiação. Utilizado como liga, principalmente com Estanho e Cobre.
Bateria ácida de Chumbo. |
- Níquel: É um metal duro, maleável e resistente à corrosão. O Níquel dificilmente é empregado sozinho: a indústria o utiliza na forma de ligas, combinado com outros materiais.
Hélices de navios. |
- Titânio: É um material resistente à corrosão, possui alta condutividade elétrica, dúctil e leve. Utilizado principalmente como liga e aplicado nas indústrias aeronáutica e aeroespacial.
Cascos de navios. |
- Latão: É uma liga metálica de Cobre e Zinco. É um material maleável, dúctil, resistente a impactos, bom condutor térmico e bom condutor de energia elétrica.
Alguns tipos de parafuso utilizam Latão. |
Materiais não-metálicos
- Plástico: O nome plástico é um termo muito genérico em relação às características físicas e químicas, as quais variam de acordo com o tipo de material. Podem ser: termofixos, os quais são polímeros em que a polimerização é consequência de uma reação química irreversível, termoplásticos, os quais têm como vantagem sua versatilidade e facilidade de utilização.
- Polietileno (termoplástico): Material quimicamente resistente, isolante elétrico e alta resistência mecânica.
- Poliéster (termoplástico): Material resistente à umidade, ácidos, graxas, solventes, entre outros.
- Epóxi (termofixos): Material resistente à corrosão, bom isolante elétrico, resistente a impactos.
- Poliésteres (termofixos): Isolante elétrico, resistente a impactos, utilizado em altas temperaturas ou temperaturas ambiente.
- Borracha: O termo borracha é, assim como o plástico, muito genérico em relação às características físicas e químicas.
- Borracha Natural: Boa elasticidade, resistente ao desgaste, abrasão, corte.
- Borracha de Estireno Butadieno: Material resistente a impactos, à abrasão.
- Borracha Nitrílica: Material elástico, impermeável, possui boa resistência a óleos, calor, impactos.
- Silicone: Boa conformação por compressão.
- Cloropreno: Boa resistência a óleos, a cortes, a abrasão e a combustão.
- Cerâmica: É um material geralmente duro, boa resistência a compressão, baixa resistência a impactos, baixa resistência à tração.
Rolamentos. |
- Fibra de vidro: Material que possui alta resistência à tração, flexão e impacto, leve e não condutor elétrico.
- Fibra de carbono: É um material leve, o qual possui elevada resistência à tração, boa elasticidade, boa resistência elétrica e térmica.